Para educar crianças feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

para_educar_criancas_feminista_1488909057648586sk1488909057bPara educar crianças feministas é um manifesto curtinho, como o Sejamos todos feministas, que traz algumas dicas que a Chimamanda deu à uma amiga que pediu conselhos de como educar a filha para ser feminista.

O resultado foi uma carta sincera que vai além de sugestões, pois apresenta recortes sociais imbuídos de machismo que as vezes nem percebemos. Ao final a autora foi além ensinar a educar crianças feministas, pois ajuda aos adultos na sua constante desconstrução para apoiar o feminismo.

Alguns elementos aqui apresentados já me incomodavam, como o uso da expressão “ajudar” quando as pessoas se referem aos homens realizando tarefas domésticas por exemplo, e tantos outros me foram revelados, como o quanto nossa linguagem é carregada de construções machistas.

A base para o bem-estar de uma mulher não pode se resumir à condescendência masculina. P.  29

Apesar de já ter ganho bastante espaço, a mulher ainda sofre preconceitos diários que são fortalecidos desde a infância, como uma criação em que meninas não podem fazer uma série de coisas, enquanto que os meninos podem se aventurar mais. Garotas que crescem achando que devem ser boazinhas, obedientes e procurar um marido, enquanto que os garotos crescem entendendo que precisam prover o sustento da casa e ser respeitados.

Essas sutilezas na educação das crianças repercutem em analogias sérias na vida adulta de que mulheres são incapazes de algumas tarefas, de que elas devem ser comportadinhas e bonitinhas e tantas outras coisas. Aqui é que entra a importância do que você ensina aos seus filhos e da maneira como você fala com eles e como apresenta o mundo.

Mesmo culturas que esperam que as mulheres sejam sexy – como muitas no Ocidente -, não esperam que elas sejam sexuais. P.67.

Para educar crianças feministas não é indicado apenas para quem quer ter filhos, mas para todos que se interessam pelo tema feminismo.

Publicidade

3 comentários em “Para educar crianças feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s