Introdução
O projeto Estudo Perene nasceu de uma inquietação para o desenvolvimento de uma vida de estudos. Inicialmente a minha ideia era estudar Arte e Literatura (chegando a se chamar LiterArte), mas com o passar do tempo percebi que faltava algo nessa caminhada e que seria necessário começar pelo começo.
Parece óbvio que devemos começar pelo começo, mas quem nunca pulou aquelas páginas do Prefácio, não é mesmo?! Então, o início se dará principalmente pelo ato de aprender a aprender e a desenvolver uma vida de estudos, para tanto utilizarei as obras de A.D. Setillanges e de Mortimer Adler para dar os primeiros passos.
A proposta do Estudo Perene se dá como uma opção de crescimento pessoal, onde estudarei inicialmente as bases teóricas do autodidatismo e do desenvolvimento intelectual, partindo para a Literatura Clássica e as Artes Plásticas .
Deixo claro que eu não sou formada em Letras ou em Artes Plásticas , mas tenho profunda curiosidade para estudar tais temas e acredito que o conhecimento não deve ser limitado à Academia.
Esse é um projeto que demandará tempo e dedicação de todos que queiram participar. Sintam-se a vontade de entrar mesmo depois que o Estudo Perene já estiver em andamento, pois estará tudo compilado aqui nessa página para consultas posteriores.
Como funciona?
No início de cada semestre será divulgado o cronograma de leitura e estudo dos próximos meses. Em geral, lerei por mês (podendo se estender para mais de um mês, caso necessário):
- 1 livro de literatura clássica;
- O capítulo correspondente ao período literário em Carpeaux (2019);
- Os capítulos correspondentes ao período artístico em Farthing (2011) e Gombrich (2012);
Durante o mês serão publicados vários posts sobre o assunto a ser estudado, pode sair por aqui textos teóricos, curiosidades, resenha de livro, coletânea de obras, indicações de mais livros que se relacionam com o período artístico, dentre outras ideias.
Claro que sempre podemos revisitar alguma parte já estudada, acrescentar mais obras e mais conteúdos, tendo em vista que o estudo é contínuo e construtivo.
Livros teóricos para consulta (em construção)
- CARPEAUX, O.M. História da Literatura ocidental. Rio de Janeiro: Leya, 2019.
- FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
- GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LCT, 2012.
- SUTHERLAND, John. Uma breve história da Literatura. Porto Alegre: L&PM, 2017.
Guia de leitura e posts
Aprendendo a aprender
- ADLER, M. Como ler livros. São Paulo: É Realizações, 2010.
- ADLER, M. Como falar, como ouvir. São Paulo: É Realizações, 2013.
- GUITTON, J. O trabalho intelectual. São Paulo: Kírion, 2018.
- SERTILLANGES, A.D. A vida intelectual. São Paulo: Kírion, 2019.
- Capítulo 1 – A vocação intelectual
Literatura
Parte I: Gregos, Romanos e primeiros séculos do cristianismo
Para a primeira parte do projeto, peguei como referência o volume 1 da coleção do Carpeaux, que tem como título “A literatura Greco – Latina: dos gregos e romanos ao primeiro século do cristianismo”.
Claro que não elenquei todas as obras citadas pelo autor, mas escolhi alguns livros a título de representação, ficando assim divididos: Março à Junho: Grécia, Julho à Outubro: Roma, Novembro: um grego que viveu em Roma (acrescentei este por puro capricho meu) e Dezembro: Cristianismo.
Obviamente que lerei algumas outras obras desse período futuramente, mas por hora e para o andamento deste projeto, serão lidos tais livros:
- Homero
- Introdução
- A questão Homérica
- Ilíada
- Odisseia
- O melhor do teatro grego (edição Zahar)
- Eurípedes (Alceste, Electra e Hipólito)
- Eneida, de Virgílio
- Amores, de Ovídio
- Sobre a ira e Sobre a tranquilidade, de Sêneca
- Sobre o ócio, Sobre a brevidade da vida e Sobre a firmeza do sábio, de Sêneca
- A arte de viver, de Epicteto
- Confissões, de Santo Agostinho
Textos teóricos: A história da arte (introdução, cap. 3 a 6); Tudo sobre arte (Arte Egeia e Arte Grega).