Aprendendo inteligência | Pierluigi Piazzi | Aleph

Amazon | Goodreads | Skoob

“Aprendendo inteligência” é o primeiro volume da coleção Neuroaprendizagem, do Pierluigi Piazzi (Prof. Pier). Publicada pela editora Aleph, essa série de livros tem como proposta ensinar as pessoas a estudar.

Parece algo óbvio, pois quem é que não sabe estudar? Todos nós terminamos o Ensino Médio e cá estamos falando sobre livros, não é mesmo?! Bom, lamento informar que não é  bem assim.

Como o próprio autor faz questão de mencionar em seu prefácio, nessa obra ele não trouxe nada de espetacular, muito menos uma mega descoberta no campo da Neuroaprendizagem, apenas elencou pontos essenciais para o aprendizado e os principais erros dos alunos ao estudar.

Por exemplo, é muito comum que os alunos estudem nas vésperas das provas como se a sua vida dependesse daquilo, mas alguns dias depois da prova esquecem completamente o que estudaram porque eles apenas decoraram uma porção de definições sem realmente estudar de verdade.

Então, como estudar de verdade? O Prof. Pier ressalta o ciclo circadiano como elemento orientador da prática de estudar, pois é muito importante que se estude o conteúdo recém entendido no mesmo dia, já que após uma noite de sono é muito mais difícil reter tal conhecimento, “Lembre-se: durante a aula, você entende; quando está sozinho com suas tarefas é que você aprende; após o estudo solitário, ao dormir é que você fixa” p.94.

Dicas
Ciclo Circadiano

O autor faz uma analogia à memória do computador, em que os assuntos vistos em sala estão dispostos na memória RAM e para salvá-los no HD é necessário fixar o conteúdo estudando em casa, logo “Aula dada, aula estudada…hoje!” p.44.

Pier é contra o excesso de tecnologia. A televisão ao longo dos anos foi substituindo as relações sociais e as formas de diversão que eram mais relacionadas com o desenvolvimento do intelecto, como a leitura, e por causa disso “[…] já foram criadas, pela TV pelo menos três gerações com grandes porcentagens de analfabetos funcionais” p.82. De certo modo, até mesmo quando você assiste a um documentário, está apenas vendo um monte de informações de forma passiva, sem tomar notas e sem buscar compreender além do que é posto. É válido ressaltar que mesmo com esse posicionamento do autor averso às tecnologias, é apenas ao excesso delas, pois a internet pode sim ajudar nos estudos.

A obra se encerra com a dica mais valiosa: “Ler muito”, pois é por meio da leitura que o estudante desenvolverá suas técnicas de estudo e poderá compreender o mundo, mas para isso é necessário gostar de ler e todos gostam de ler, talvez a pessoa pode não ter encontrado ainda o seu gênero preferido, mas a leitura em si é uma forma maravilhosa de diversão.

O livro termina com uma série de atividades para estimular a lógica e a inteligência cognitiva do leitor.

“Aprendendo inteligência” tem como público alvo estudantes de Ensino Médio, então o conteúdo pode soar um pouco fora de contexto se você não tem mais obrigações acadêmicas, mas é possível, ainda, colocá-las em prática se você estuda de maneira independente em casa. A maneira de escrever do autor me incomodou um pouco, pois ele me pareceu desnecessariamente grosseiro, o que não desmerece o conteúdo da obra, é claro.

o legado de Pierluigi Piazzi - Boaglio.com

Pierluigi Piazzi é italiano naturalizado brasileiro, professor de física e cofundador da Editora Aleph, ficou conhecido por suas obras na área de desenvolvimento da inteligência em fase escolar.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s