Eleanor Oliphant está muito bem | Gail Honeyman | Fábrica 231

Você encontra aqui:
Amazon | Skoob | GoodReads

Eleanor Oliphant está muito bem é o romance de estreia de Gail Honeyman e nos faz refletir sobre solidão, depressão e traumas.

Eleanor é uma mulher de 30 anos que há 9 trabalha no setor financeiro de uma agência de Design, sem grandes anseios, ela leva uma rotina repetitiva e triste entre as infindáveis horas no trabalho, onde precisa lidar com o bulying e as solitárias noites e finais de semana em casa, que reveza entre comida congelada e vodca.

Ela é vista como estranha por seu metodismo, por ser muito reservada e ter suas peculiaridades. Ao se aproximar mais de um colega de trabalho, Raymond, após presenciar um acidente, Eleanor passa a vivenciar momentos leves e descontraídos que até então não conhecia, de almoços rápidos no intervalo do emprego à visita a idosos, seus dias começam a se iluminar aos poucos.

Carregada de traumas por passar a infância pulando entre orfanatos e lares adotivos após um acidente que deixou marcas em seu rosto e em sua personalidade, Eleanor precisa lidar com o seu passado para melhorar a maneira como lida com o mundo.

A autora aborda assuntos muito pesados nesse livro, como relacionamentos abusivos, bulying, traumas, depressão e solidão, mas sem perder a leveza de sua narrativa. É muito interessante o quão significativo algumas coisas são na construção da personalidade da protagonista, como guardar diversos itens de sua infância como se representasse todos os traumas que carrega consigo e como ela conseguiu destralhar sua casa após começar a terapia.

Esse livro nos mostra a realidade, que mesmo estando acostumados a uma rotina, a uma maneira de ver a vida, as vezes ela não é a melhor forma e um olhar externo, seja de um amigo ou de um terapeuta nos ajudam a superar e a trabalhar nessas questões.

Outro ponto interessantíssimo é que a autora não condicionou o bem estar da protagonista a um romance, pelo contrário, a independência de Eleanor seguiu firme, mas agora de maneira mais equilibrada entra razão e sentimentos.

Eleanor está muito bem é um excelente livro para quem gosta de histórias que nos faz repensar a nossa relação com a sociedade e o impacto que ela tem sobre nós.

6 comentários em “Eleanor Oliphant está muito bem | Gail Honeyman | Fábrica 231

  1. Olá, Samantha.
    Eu achei o título desse livro ótimo. Eu gosto de títulos assim que já deixam a gente morrendo de vontade de ler o livro. E gostei de saber que não temos um romance para “curar” a protagonista. Vou deixar anotada a dica.

    Prefácio

    Curtir

    1. Olá, Silana!

      Pois é, mesmo esse livro tendo uma proposta leve a autora deixou a protagonista continuar forte e independente sem a necessidade de um par romântico, isso pra mim foi um grande diferencial.

      É um excelente livro. 🙂

      Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s