Sobre os ossos dos mortos |Olga Tokarczuk | Todavia

TOKARCZUK, Olga. Sobre os ossos dos mortos. São Paulo: Todavia, 2019.

Sobre os ossos dos mortos

Sobre os ossos dos mortos chegou até meus olhos devido aos inúmeros comentários tanto no Goodreads quanto no Instagram, mal pude me conter para começar essa leitura que envolvia um Thriller com a luta pelo direito dos animais. Além disso, fora o ganhador no Nobel de Literatura de 2018. Comecei, então, essa leitura cheia de expectativas a respeito da Sra. Dusheiko.

Uma série de mortes acontece na vizinhança de Dusheiko e ao que tudo indica, os animais estão se vingando após anos de sofrimento nas mãos dos caçadores locais. Uma investigação é aberta sobre esses casos e em paralelo acompanhamos as observações perspicazes da protagonista.

Para além desse suspense, a autora aproveita para levantar temas que ainda precisam ser discutidos na atualidade, como o direito dos animais! É lamentável a coisificação que os animais sofrem na nossa sociedade, são alvos fáceis para treinar tiro, são alvos fáceis para virar alimento, são alvos fáceis para qualquer crueldade humana. Olga não te força a ser vegano nesse livro, mas ela levanta várias problematizações que fazem o leitor refletir a respeito.

Além disso, outro ponto que achei muito relevante foi a questão do apagamento feminino em idades mais avançadas, um resquício do Caça as Bruxas que existe até hoje. Uma mulher que tem suas próprias convicções e é senhora de si, em geral, é tida como louca pelos mais novos. A velhofobia tão presente nos nosso cotidiano chega a ser cruel.

Confesso que não achei o suspense lá essas coisas maravilhosas, chegando a ser previsível, mas gostei dessa leitura pelo levantamento de assuntos tão essenciais. Algo que me fez achar a leitura chata em alguns momentos foram as partes envolvendo Astrologia, pois como eu não entendo necas de pitibiribas, achei muita encheção… Claro, é uma impressão minha que não tenho familiaridade nem interesse em estudar o assunto, talvez esse seja um ponto muito legal para outros leitores que sentem mais afinidade com a temática.

Mesmo não tendo sido tudo aquilo o que eu esperava, com certeza é um livro que indicarei para várias pessoas, pois ele traz boas reflexões e a escrita da autora é leve e cômica na medida certa.

Minha nota no GoodReads : 3.0/5.0 (liked it)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s