Sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.

Esse livro contém o ensaio do professor de filosofia Byung-Chul Han sobre a sociedade atual, que ele titulou de Sociedade do Cansaço. Para a construção do termo e de sua tese, o autor parte da perspectiva de Foucault e sua ‘sociedade disciplinar’, ou seja, enquanto o indivíduo da modernidade era uma figura que vivia da obediência e da mecanização de suas ações, hoje as pessoas estão tão envolvidas no discurso motivacional do ‘ser empreendedor de si’ e da necessidade de produzir que estão cada vez mais cansadas e doentes.

É bem pertinente essa observação de Byung-Chul e sua tese dialogou constantemente com minha rotina. Aquela dificuldade de aceitar o tédio ou algumas horas dedicadas ao nada propositalmente. É estranho que esse cansaço já parece um habitante de mim. Um exemplo claro disso é quando chego na parada de ônibus alguns minutos antes do horário que o transporte passará, já me bate uma ansiedade do tipo “nossa, tô perdendo tempo, eu poderia estar lendo ou adiantando algum e-mail, mas só faltam 10 minutos pra ele passar, preciso ficar atenta… Mas são 10 minutos fazendo nada!!!” E por aí vai. Percebi que preciso me abstrair mais de horários e evitar tantos compromissos e obrigações que caço ao acaso para preencher minhas horas.

A partir dessa construção histórico – filosófica, o texto critica também a dificuldade de dedicar-se ao ver contemplativo, uma vez que só queremos ver e absorver aquilo que trará algum benefício, por que não apenas contemplar e deixar os pensamentos soltos?!

Dormir o menos que você consegue e produzir o máximo chegando ao além do humano são as palavras chave para a sociedade atual. O cansaço se instalou e por aqui ficou como algo natural. O tempo parece cada vez mais rápido ou você que não observa o tempo passar?

Os pontos levantados por Byung são bem interessantes e reflexivos, em alguns momentos soou até mesmo como um tapa na cara. Essa obra é curtinha e o texto é bem repetitivo, vários títulos do autor saíram pela Editora Vozes nessa coleção que achei o preço até bacana.

Deixe um comentário