Fome | Roxane Gay | Globo livros

ROXANE, Gay. Fome: uma anatomia do (meu) corpo. São Paulo: Globo livros, 2017.

fome.jpgFome: uma anatomia do (meu) corpo é uma autobiografia de Roxane Gay em que ela relata o abuso sexual que sofreu aos 12 anos de idade e como isso influenciou sua autoestima, chegando engordar para não ser atrativa aos homens.

Roxane demostra as dificuldades que sofre por causa de seu corpo, seja pelos julgamentos e comentários ou pelo trabalho redobrado em realizar atividades rotineiras, como caminhar com amigos por exemplo. Os relacionamentos amorosos dela também sofrem com sua baixa autoestima, mesmo depois de trinta anos ela continua a se sentir culpada pelo o que ocorreu na infância e que não merece ser amada.

A relação da autora com seu corpo sofre os estigmas sociais imposto para pessoas obesas, que frequentemente são vistas como descuidadas. Ainda mais quando se é mulher, uma vez que a maioria das garotas são ensinadas a ocupar pouco espaço, serem magras, falar baixo…

Em geral, a mulher na sociedade está constantemente em busca de um corpo mais magro, procurando um chá milagroso. Já está na nossa cultura que é falta de educação falar que uma mulher está mais gorda ou mais velha e a maioria delas fica com raiva quando isso acontece. O corpo da mulher é alvo de padrões estabelecidos por homens. Um caso recente no Brasil, quando a Xuxa postou uma foto sua sem maquiagem e a chamaram de velha nas redes sócias. Parece que mulheres não podem envelhecer ou engordar que já é alvo de comentários, parecendo irresponsabilidade e não algo natural do corpo humano.

Roxane além de contar a sua história nos faz refletir sobre a condição do corpo feminino numa sociedade cruel que está disposta a criticar qualquer característica divergente dos padrões impostos por uma visão masculina de corpo bonito. Este é um livro pesado de se ler, pois fala de traumas e sentimentos.

Anúncios

Um comentário em “Fome | Roxane Gay | Globo livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s