Maria Bonita | Adriana Negreiros | Objetiva

NEGREIROS, Adriana. Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

maria bonita.jpgMaria Bonita: Sexo violência e mulheres no cangaço é um livro de não ficção escrito pela Adriana Negreiros. É inegável o esforço e paixão da autora para pesquisar e escrever sobre o assunto, isso fica muito claro, principalmente, na maneira como ela escreveu o livro usando a linguagem do cangaço, por vezes até parecia que eu estava ouvindo algum contador de histórias do interior do nordeste me falando sobre a época dos cangaceiros.

Lampião e Maria Bonita são figuras muito emblemáticas aqui no Nordeste e apesar de terem sido bandidos, são homenageados de diversas maneiras, seja como suvenir ou em festas regionais. O que eu não fazia ideia é do quanto eu, que fui ensinada na escola sobre o cangaço, não sabia de nada a respeito… As atividades dos cangaceiros fazem parte da nossa história e são apresentadas em nossa cultura de forma amena, pelo menos na escola eu só ouvi falar de que eles eram bandidos cruéis, tidos por Robin Hood do sertão por alguns. A realidade é que eles foram muito mais do que isso, Lampião chegou a receber o título de “bandido mais notório da América do Sul” P. 65 pelo The New York Times, o pavor que assolava o sertão nordestino tinha fama internacional.

A crueldade do bando é absurda e é incrível perceber como as pessoas tinham medo do grupo, pois quando eles chegavam em determinado local todos se calavam ou tentavam fugir, pois já se esperavam o pior.

Algo que chamou minha atenção nesse livro foi a semelhança entre a banalização da violência no cangaço e nas ruas do Ceará de hoje. Vivemos com medo, tememos esbarrar em alguém e assistimos a cenas de violência diariamente na TV como “só mais um caso”. Teria a violência do cangaço realmente acabado após o fim das atividades de Lampião e Corisco?

O esmero da Adriana em sua pesquisa é espetacular, todas as informações apresentadas por ela são referenciadas com jornais da época, relatos e outras obras resultante de pesquisa sobre o assunto. Recomendo muito a obra para quem interesse no assunto, é indispensável para quem quer aprender mais sobre o assunto.

 

 

Anúncios

2 comentários em “Maria Bonita | Adriana Negreiros | Objetiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s