Violino, da Anne Rice || Editora Rocco

RICE, Anne. Violino. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Anne Rice é conhecida por suas crônicas vampirescas, que inicia-se com o livro Entrevista com o Vampiro, obra que rendeu a clássica adaptação cinematográfica sob atuação de Brad Pitt e Tom Cruise. A autora tornou-se referência na literatura sobrenatural por causa de suas criaturas noturnas.

Fiquei com vontade de ler Violino por causa da temática:  fantasma no Brasil. A oportunidade de desfrutar a criatura, até então explorada por vários autores clássicos e contemporâneo, sob a perspectiva da Anne. Confesso que não gostei muito do personagem, mas esse livro acabou mostrando outro viés como foco principal.

Esse livro foi escrito pela Anne e para Anne, ela se transcreve na pele da protagonista e conta em parte sua biografia e entrelaça suas memórias com ficção. A narrativa é pesada, dramática e triste, o que pode tornou a leitura um pouco cansativa.

Conhecemos Triana (três Annes, daí a referência da autora a si mesma) em um momento delicado, no pós morte de seu segundo marido, ela tem um contato muito próximo com a morte, seus parentes mais próximos faleceram de forma marcante, inclusive sua filha quando ainda criança. A protagonista deixa a vida levá-la sem muita ambição, sua relação com a música clássica é que a sustenta emocionalmente, embora sua frustração também parta da música, pois ela nunca aprendera a tocar seu instrumento favorito, o violino.

O surgimento do músico fantasma leva Triana a mergulhar em suas memórias e a reconhecer seu próprio eu, o enfrentamento aos seus fantasmas pessoais toma o foco da narrativa e conduz o leitor ao seu momento de crescimento.

De maneira geral Violino tem uma história bonita, emblemática e poética, mas a narrativa é dramática em demasia, o que pode causar estranhamento ao leitor e dificultar o andamento da leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s