Conversas entre amigos, de Sally Rooney

28000396_gg Se há um livro que me levou à nostalgia da época da faculdade, esse livro foi “Conversas entre amigos”. O tom despreocupado e artístico do Centro de Humanidades pairou sobre mim enquanto eu me deliciava nesse romance de estreia da irlandesa Sally Rooney.

Frances e Bobbi são ex namoradas e nunca deixaram de ser amigas, recitam juntas os poemas escritos por Francis em palcos de eventos. Melissa, uma famosa jornalista/fotógrafa, propõe-se a escrever o perfil das amigas por comporem os novos rostos das noites cults.

Em meio a esse processo de escrita do perfil, as amigas envolvem-se mais do que imaginariam com Melissa e seu marido, Nick. Relacionamentos que se constroem de maneira ímpar, diálogos ricos e emoções a flor da pele.

A história é narrada por Frances, então muito do que está acontecendo sofre comentários a partir da perspectiva dessa jovem artista criativa. A maneira como a narradora leva a sua vida é bem complicada, mora sozinha e depende financeiramente de uma mesada que o pai alcoólatra envia. Levando um estágio sem muita dedicação, levando um relacionamento fofo e esquisito e faltando uma penca de aulas, podemos ver a natureza artística de Francis que se preocupa apenas com o hoje.

Muito do que as personagens passaram em suas famílias é refletido no momento atual da história, a construção de cada um é muito bem tecida por Sally. A contemporaneidade dos relacionamentos são sutilmente bem tratados nessa obra, nada daquela imposição “veja como somos tecnológicos”, mas mais voltado ao “olha só, ele está falando sério, pois usou letra maiúscula”. Acho que deu para entender.

Gostei muito de “Conversas entre amigos”, ele me surpreendeu positivamente. Essa é a típica leitura para jovens adultos que procuram um romance mais leve que não perca a qualidade da narrativa.

Publicidade

Um comentário em “Conversas entre amigos, de Sally Rooney

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s