O médico e o monstro, de Robert Louis Steverson

o_medico_e_o_monstro__14522774441128sk1452277444bEu nunca tinha sentido interesse em ler O médico e o monstro até ver o episódio de Penny Dreadful que faz referência a esse clássico da Literatura. A história em si do dr. Jekyll não é desconhecida para a maioria das pessoas e saber o que acontece ao protagonista muda completamente a experiência em relação a essa leitura, como em qualquer outra.

O livro é narrado pelo advogado sr. Ultterson, que vai atrás de saber mais sobre um tal de Hyde citado no testamento do destacado dr. Jekyll. A curiosidade de Ultterson é alimentada a cada nova descoberta, seja por ter falado com Hyde ou por ter conversado com amigos em comum.

A narrativa é formada de maneira que o leitor toma conhecimento de Hyde e Jekyll aos poucos e só tem acesso à informação mais precisa sobre esses dois ao final do livro com a narrativa de Lanyon e com mais riqueza de detalhes na última carta escrita pelo dr. Jekyll.

A minha experiência de leitura não foi boa e acredito piamente de que esse desprazer tenha ocorrido por já saber o plot da história. Acabei por não me empolgar no suspense criado pelo autor e muito menos me surpreendi com as descobertas de Ultterson. Ao final, os textos de apoio dessa edição mostraram-se bem mais interessantes que a obra em si.

Não posso negar que Steverson criou um ótimo cenário de suspense e terror com personagens únicos e apesar de ser uma história curtinha nada ficou corrido demais ou sem explicação.  É notória a crença do autor na dualidade bem e mal, assim como na consciência coletiva de que é feio mostrar seu lado mal.

O médico e o monstro é um ótimo livro para quem gosta de mistério e ficção, podendo mostrar-se uma excelente aventura para quem não conhece muito bem a história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s