Grito de guerra da mãe tigre, da Amy Chua

CHUA, Amy. Grito de guerra da mãe tigre. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

  • Tradução: Adalgisa Campos da Silva
  • Título original: Battle hymn of the tiger mother
  • ISBN: 978-85-8057-046-5
  • SKOOB | GOOD READERS | AMAZON

Olá, leitores!

Hoje vou comentar com vocês sobre o livro Grito de guerra da mãe tigre, da Amy Chua, que foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Grito de guerra da mãe tigre foi escrito como uma espécie de biografia sobre como Amy tentou criar as duas filhas sob a perspectiva da educação oriental, ou seja, exigindo o máximo delas. O esteriótipo que conhecemos é de crianças orientais são as melhores em tudo, sempre o primeiro lugar e sempre a ganhadora da medalha de ouro. Nesse livro a Amy apresenta o que rola na parte submersa do Iceberg chamado criança prodígio oriental.

O esforço e dedicação de Amy é tão grande que chega a ser sufocante, principalmente pelas horas intermináveis de treinamento e prática que ela exige das filhas. A filha mais velha, Sophia, sempre fez tudo o que a mãe manda, sendo um exemplo de boa filha oriental, e em contrapartida, a caçula, Lulu, enfrentou a mãe com a ânsia de se libertar das amarras da educação chinesa.

Como pessoa que foi educada segundo os padrões ocidentais, fiquei abismada com as atitudes de Amy para com as filhas. Várias vezes cheguei a pensar “que mulher louca”, mas ao final das contas os métodos dela obtiveram o resultado esperado, mas não de maneira satisfatória, pois suas filhas eram infelizes.

Grito de guerra da mãe tigre faz esse paralelo entre a educação ocidental e oriental e é um ótimo exemplo para as mães, futuras mães e pessoas que gostas de estudar sobre educação de maneira geral.


Um comentário em “Grito de guerra da mãe tigre, da Amy Chua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s