Você tem tempo para ler?

Olá, leitores!

Então, você tem tempo para ler? Eu não tenho.

Quando pergunto se você tem tempo para ler, me refiro a um período do dia que você reserva apenas à leitura. Creio que nos tempos mega acelerados de hoje é quase raro alguém que conserve a prática de ter um tempo específico dedicado aos livros.

Você tem tempo para trabalhar, tempo para ir à faculdade/ curso/ escola, tempo para comer, tempo para dormir, tempo (mais parece o provérbio do rei Salomão). Quando chegamos em casa cansados e nos sentamos no sofá para checar as redes sociais, não fazemos isso porque determinamos X minutos ou horas para fazer tal coisa, simplesmente gastamos aquele tempo sem qualquer comprometimento. Para conseguir tempo com os livros é quase a mesma coisa, calma que ainda vou explicar.

Conseguimos sem muito esforço sentar no sofá e assistir a cinco ou seis episódios de uma série seguidos sem nos cansar muito, isso leva cerca de três horas ou mais do nosso dia. Quantas vezes você conseguiu passar três horas do seu dia lendo ininterruptamente? Eu nem lembro da última vez.

A leitura em si exige tempo, dedicação e prioridade. 

Tempo é valioso, é tanto que existe a expressão “tempo é dinheiro”, tempo é tão importante que o Kindle te mostra o tempo estimado para você concluir aquela leitura. Então, para você arranjar tempo para ler é necessário que você leia, parece óbvio e justamente por isso poucas pessoas dão importância para isso. Olha só que enorme diferença faz no tempo de leitura se você: a) dedica suas noites para assistir séries até ficar com sono, b) dedica a sua noite para ler até ficar com sono; a) dá prioridade a maratonar a série nova e só ler meia horinha antes de dormir, b) assiste um episódio por dia e dedica o restante da noite para ler até dormir.

6f82e-03_shakespeare_and_company

São pequenas mudanças de hábito que te darão mais tempo de leitura, não digo para você não assistir mais a séries de forma alguma, mas regular melhor esse tempo (se você quer muito aumentar seu tempo de leitura, claro). Outras dicas que dou é:

  • Tenha sempre (SEMPRE) um livro na sua bolsa, pode ser o Kindle: mesmo que você vá a um aniversário e saiba que não vai ter tempo para ler, leve o livro. Vez ou outra você acaba naquele limbo de espera por alguma coisa e BUM! aproveita para ler duas páginas. Fila de banco? Há! Adianta capítulos! ;
  • Leia no ônibus: “ah, mas vai deslocar minha retina”. Eu sei que existe esse misticismo de deslocar a retina por ler no ônibus, mas é um risco. A maior parte do meu tempo de leitura diário é a feita dentro do coletivo;
  • Leia no intervalo: intervalo da faculdade ou do trabalho –> leia. Melhor do que ficar ouvindo as outras pessoas comentando sobre os personagens da novela;
  • Leia antes de dormir: mesmo que seja apenas 20 minutos, 20 é maior do que zero;
  • Desligue o WIFI:  o maior vilão de todos é o som de notificação do seu celular, você está se concentrando, já engatando no quarto parágrafo quando o bendito do celular te avisa que alguém interagiu com você nas redes sociais, é o suficiente para você largar o livro e perder meia hora de leitura (ou mais), então deixa pra checar o celular quando cansar de ler e já for partir para outra atividade.

Não existe essa de ter tempo para ler, a não ser que você seja mega organizada a ponto de ter a hora da leitura. Ter tempo para ler é ler quando você poderia estar gastando seu tempo com nada (esperando alguma coisa ou alguém) ou com coisas substituíveis. Claro que você não vai deixar de aguar as plantas ou lavar as louças para ler, existem obrigações que estão na frente do entretenimento, mas categorize suas opções de entretenimento e priorize a leitura.

Eu também sinto inveja de quem lê dez livros por mês, sei que eu muito provavelmente nunca atingirei esse número, mas não me frustro por conta disso. Leio sempre que dá, da melhor forma possível, entendo que tenho muitas obrigações e por conta disso meu tempo é reduzido, mas vamos levando e tentando dar o melhor de nós.

Publicidade

4 comentários em “Você tem tempo para ler?

  1. Sami, gostei muito da sua reflexão, principalmente porque vem sendo objeto da minha também. Esse ano aprendi a ser organizada e pretendo efetivar a hora da leitura, mas entendo que nem todo mundo pode fazer isso. As séries, como você disse, também atrapalham muito. Suas dicas foram valiosas, mas a reflexão acerca do tempo e como estou o utilizando ainda vai repercutir em mim por um tempo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s