Homens imprudentemente poéticos, do Valter Hugo Mãe

Olá, leitores!

Então eu li o Homens imprudentemente poéticos, do escritor português Valter Hugo Mãe (VHM). Confesso que nessa obra pude notar as nuanças singulares de VHM e sua forte influência estilística advinda de Saramago, mas não achei lá essas coisas.

É certo que o autor é aclamado por outros dois títulos, O filho de mil homens e A máquina de fazer espanhóis, e que muitos que conhecem toda a bibliografia do VHM repetem o mesmo: em Homens imprudentemente poéticos faltou um pouco da magia de Mãe. É, talvez eu não tenha começado pelo melhor livro, mas vamos lá.

A economia na pontuação, os longos parágrafos e as frases curtas tão bem elaboradas que mais parecem poesia é o que ressalta à primeira vista ao ler Homens imprudentemente poéticos.

Aqui conhecemos dois protagonistas, o oleiro Saburo e o artesão Itaro, que levam uma vida simples no Japão. Saburo, que cultiva um jardim de rosas ao pé da floresta dos suicidas como uma tentativa de mostrar a beleza àqueles que procuram a morte e carrega em seu peito a dor da morte da sua esposa. Já Itaro, que pinta leques, vive com a irmã cega, a quem busca de toda maneira dar uma vida confortável.

Homens imprudentemente poéticos possui, ainda, um tom de realismo mágico quando traz os misticismos de premonições agourentas e até mesmo sombras que levam a vida de pessoas. É válido ressaltar também as inúmeras analogias e reflexões sobre a efemeridade da condição humana.  A narrativa lenta pode ter sido proposital por estar lidando com vidas pacatas no interior do Japão.

Mesmo composta de todos esses aspectos, esse livro não me pareceu fazer jus ao fenômeno literário contemporâneo que é a figura de VHM, em alguns momentos cheguei a quase desistir da leitura por causa da narrativa enfadada e lenta. Serei perseverante, quero ler os outros títulos do autor para entender melhor o hype em seu nome.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s