Eu li: O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman

GAIMAN, Neil. O oceano no fim do caminho. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

Tradução de: Renata Pettengill

cats

Em O oceano no fim do caminho temos a história de um homem que volta à sua casa de infância após um funeral, lá ele recorda de certos acontecimentos de quando tinha 7 anos de idade. A crise econômica de sua família que gerou mudanças no cotidiano desencadeou uma série de acontecimentos, como o suicídio do vendedor de opalas e a chegada de Ursula Monkton. A magia da casa das Hempstock, a amizade nada convencional de Lettie e o terror vivido na própria residência são alguns dos pontos que conduzem essa história.

Quando concluí a leitura desse livro eu não sabia ao certo o que pensar sobre ele. Uma história curta que envolve um mundo mágico pouco desenvolvido, seria um conto infantil ou só mais um livro “ok”? Parei para refletir nos diversos elementos que Gaiman expôs em cerca de 200 páginas e me dei conta do quanto essa história curta é carregada de significados e emoções.

Como se não bastasse o arrebatamento tardio, caí na página de resenhas do Skoob para ver se os leitores reagiram da mesma maneira que eu e pasmem! A reação geral é de amor ou ódio. Creio que isso seja bastante justificável por uma frase contida no próprio livro em questão, “pessoas diferentes se lembram das coisas de jeitos diferentes” P. 196, eu traria esse pensamento para a máxima: “cada leitor lê o livro que deseja”.

Digo isso sem medo, pois O oceano no fim do caminho é um conto infantilizado se você o lê superficialmente, chegando a ser até meio sem pé nem cabeça, desconexo. Embora, se o leitor conseguir captar as nuances que o autor deixou aqui e ali perceberá que cada personagem e cada acontecimento não estão dispostos ali em vão. Gaiman foi perspicaz a ponto de não entregar sua mensagem logo de cara, o poder do lúdico e dos sentimentos são postos de bandeja ao leitor, basta saber aproveitar.

Esse livro é uma história curta, descontraída e tocante, a escrita de Gaiman é tão envolvente que torna a leitura muito rápida e fluída, indicado para todas as idades.

Um comentário em “Eu li: O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s