Poe & Sherlock

Que Edgar Allan Poe (1809 – 1849) foi um dos grandes influenciadores da literatura mundial isso já é sabido por todos, mas você sabia que ele pode ter influenciado, inclusive, o surgimento do detetive inglês Sherlock Holmes?

Poe criou um d220px-poe_rue_morgue_byam_shawetetive peculiar, o cavaleiro Augustine Dupin, que mora em Paris e tem suas histórias contadas por um colega de quarto. Peculiar porque por vezes ele trabalha sem receber dinheiro, apenas pela diversão de inocentar alguém culpado injustamente (Os assassinatos da rua Morgue, 1841), enquanto que em outra história ele procura por recompensas em dinheiro (A carta roubada, 1844). Além desses dois contos citados, Dupin aparece também em O mistério de Marie Morgêt, 1842.

Arthur Conan Doyle (1859 – 1930), escritor e médico, afirma ter se inspirado em um professor de Edimburgo, o cirurgião Dr. Joseph Bell, que era capaz de fazer deduções sobre os hábitos das pessoas ao observá-las, Doyle, impressionado, resolveu aguçar essa habilidade em seu personagem Sherlock (1887 – 1927). la-et-jc-sir-arthur-conan-doyle-victim-of-police-conspiracy-archives-show-20150318

Com características de Augustine Dupin e de Joseph Bell, poderíamos dizer que Sir. Arthur Conan Doyle inspirou-se em ambos para escrever as histórias de Sherlock Holmes, histórias essas que resultaram de horas e horas de um consultório oftalmológico em que nem um só paciente entrou durante muito tempo.

Siga o blog nas redes sociais:

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s