O Hobbit, as impressões de quem assistiu ao filme primeiro

Então finalmente eu li O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, estória “infantil” que antecede aos acontecimentos da trilogia O Senhor dos Anéis.

Tratei “infantil” entre aspas porque Tolkien escreveu o livro para o seu filho, mas ele se passaria muito bem por uma fantasia para adultos tranquilamente, apenas dois pontos me fizeram perceber esse teor infantil, que foram: a leveza da narrativa e a ausência de cenas violentas ou de guerras. Calma, vou explicar melhor.

anão.JPGO Hobbit traz aventura de como um Hobbit, ser tão pequenino e pacato, ajudou um grupo de anões a recuperar suas terras, tomadas há muito tempo pelo temível Smaug, um dragão vaidoso e sedento por riquezas.

Tolkien escreve de maneira leve em O Hobbit, nada de partes enfadonhas ou linguajar difícil, o que torna a leitura rápida e dinâmica aos adultos e possível para crianças.  Característica que torna o livro fascinante, pois é possível apresentar um universo encantador para crianças, que podem tomar gosto pela leitura e ao mesmo tempo se deliciar o universo da Terra Média. Tolkien é conhecido por suas canções poéticas, em sua Trilogia O Senhor dos Anéis, elas não somem em O Hobbit, mas são bem mais simples.

Bilbo e os anões seguem suas aventuras de maneira inesperada, estradas perigosas e inimigos a espreita, mas ao mesmo tempo leais amigos e uma boa dose de sorte. As empreitadas em que eles se metem geralmente são resolvidas por sorte, magias ou provisões divinas, como você preferir chamar, o que tornou possível a resolução de impasses que aparentemente levariam a boas guerras e muito sangue.

Claro que como assisti ao filme antes de ler o livro senti falta do estimado Légolas e ver/ler mais elfos na estória. Uma pena. Mesmo assim a aventura dos anos não perdeu seu encanto em nada, muito pelo contrário, pois há diversos pontos dissonantes com a adaptação, o que torna a leitura cheia de pequenas surpresas e mais rica de detalhes.

O Hobbit é assim, uma ótima indicação de leitura para todas as idades, leve, engraçado e cheio de aventura.

Um comentário em “O Hobbit, as impressões de quem assistiu ao filme primeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s